Evento

Sebrae terá espaço na Feira de Turismo da Amazônia

Gastronomia é o ponto forte dos espaços organizados pela instituição para os pequenos negócios no evento

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae no Pará, vai participar da Feira Internacional de Turismo da Amazônia – FITA 2017 com um espaço gastronômico que incluirá eventos, capacitações e comercialização de produtos. O espaço oferecerá capacitações na Cozinha Show e o empório de produtos da Amazônia, que será uma área para comercialização.

Outra novidade na FITA será a realização de um almoço com produtos que estão em processo de obtenção do registro de Indicação Geográfica (IG)  no Pará, que são o cacau de Tomé Açu, a farinha de Bragança e o queijo do Marajó. O evento será coordenado pelo Comitê de Indicação Geográfica e os produtos serão servidos associados às rotas gastronômicas do estado, como Chocolate do Combu, feijão manteiguinha de Santarém, entre outros.

 “O Sebrae irá realizar também, uma apresentação de como se pode atuar com grupos empresariais para identificação de potencialidades de IG, organização e estruturação do grupo para obtenção da marca e posteriormente com a potencialização para mercado”, comentou Fabrizio Guaglianone, diretor-superintendente do Sebrae no Pará. No estado, mais de 30 instituições integram o Comitê de Indicação Geográfica.

 

Espaço Gastronômico e Cozinha Show

 Em uma área de 120 m2, composto pelo Empório de produtos da Amazônia e a cozinha show, Serão ofertadas 11 oficinas gastronômicas, com o propósito de demonstrar a potencialidade dos insumos da Amazônia na gastronomia paraense e nacional. Serão 40 lugares de acesso gratuito onde produtores de alimentos e chefs estarão juntos para enfatizar a valorização do tema “da origem à mesa” uma das abordagens do food experience.

 

Sabores do Caeté

Outro evento muito esperado será o Sabores do Caeté. Coordenado pelo Sebrae no Pará, o estande vai promover o II Circuito Sabores do Caeté de Bragança, que ocorrerá em novembro deste ano e que tem como objetivo promover a gastronomia bragantina durante um mês, quando os visitantes poderão fazer um tour nos restaurantes da região e saborear pratos elaborados com ingredientes  regionais e inspirados nos sabores da terra da marujada.

Além de promoção do evento, o espaço irá comercializar pratos dos restaurantes participantes do evento, como o Salgateua, churrascaria Marzuka, Benquerença e Onça Mansa.

 

Produtos da Amazônia

Espaço para exposição e comercialização, pelos próprios produtores, dos produtos utilizados na cozinha show. Assim, os participantes das oficinas poderão sair da cozinha e ir diretamente para o espaço afim de obter os insumos. O espaço também está aberto ao público externo da Feira. A comercialização é feita diretamente com o responsável do produto.  

Os produtos serão comercializados pelos empresários da região metropolitana de Belém, do Caeté, Capim, Guamá, Marajó – todos do segmento de alimentos e bebidas.

 

PROGRAMAÇÃO COZINHA SHOW

21.09

19h30 – Rota Gastronômica do Tapajós – Chef Saullo Jennings

21h – Encostelado – Chefs  Sandra Azevedo, Leonardo Modesto e Leo

 

22.09

18h – O Combu no mundo do cacau – Chef Eliete Santos  

19h30 – A versatilidade da mandioca – Chef Daniela Martins

21h – Gastronomia Pan Amazônica – Chef Edgar Leon

 

23.09

18h – Rota turística do queijo do Marajó – Chef Claudomiro e Zezé

19h30 – De Belém à Bragança – Chefs Nazareno Alves e Elyne Suane

21h – Cacau e seus derivados – Chefs Prazeres Quaresma, Nena e Fábio Sicília

 

24.09

18h – Sabor selvagem da Amazônia – Chefs ofir Oliveira e Lúcia Torres

19h30 – Riqueza e versatilidade da maniva – Chef Alexandre Barros

21h – Gourmetizando o almoço do Círio – Chef Wagner Vieira Toró

 

CAPACITAÇÕES TÉCNICAS

21.09

11h – Clínica tecnológica – Identidade Visual do Negócio – Qual a sua importância?

14h – Clínica Tecnológica – Design como ferramenta de inovação e diferenciação de produtos

  

22.09

10h – Clínica Tecnológica – Boas práticas de higiene e manipulação de alimentos/como evitar a contaminação em bares, restaurantes e similares

15h – Clínica Tecnológica – Uso de mídias sociais como estratégias de marketing

16h - Clínica Tecnológica – Elaboração de fichas técnicas e composição de custos para restaurantes, bares, lanchonetes e panificadoras

23.09

10h - Clínica Tecnológica – Estudo de caso de lojas virtuais: O que fazer e o que não fazer? Tendências.

 

Mais informações:

Assessoria de Imprensa Sebrae

(91) 31819136

(91) 31819137

(91) 31819138

(91) 31819140

Para empreendedores:

Central de Relacionamento Sebrae
0800 570 0800