Coorperação

Sebrae e Sapopema oficializam parceira para apoiar pescadores

Ações beneficiam pescadores que trabalham com o manejo do pirarucu, da região de Tapará, em Santarém

Sessenta famílias de pescadores que trabalham com o manejo do pirarucu na região de Tapará, em Santarém, são beneficiadas por uma parceria entre o  Sebrae e a Sociedade para a Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente – Sapopema, oficializada no último dia 19, com a assinatura  do Termo de Cooperação Técnica entre as instituições.

A parceria prevê ações nas áreas de desenvolvimento empresarial, geração de negócios e produção sustentável, com capacitações em empreendedorismo, gestão financeira, boas práticas em manipulação de alimentos, rodadas de negócios, assistência técnica e organização da comunidade, manejo, contagem e monitoramento do pirarucu e contagem visual do pirarucu. 

O diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Fabrizio Guaglianone, destaca a importância dessa parceria. “Os produtores estão apostando em uma atividade que tem um grande potencial para a economia da região e para elevar a qualidade de vida nas comunidades, por meio do empreendedorismo”, frisa Guaglianone.

“O grande diferencial é incentivar uma atividade que preserva a biodiversidade ao mesmo tempo em que gera renda para as famílias atendidas”, ressalta o coordenador da Sapopema, Antônio José.

No próximo mês, os pescadores participarão da primeira rodada de negócios para o pirarucu de manejo dessas comunidades, quando eles próprios negociarão com os empresários a venda do produto. Antes, eles serão capacitados em uma oficina de formação de preços de negociação. “É muito importante o incentivo ao empreendedorismo com esse público, para que se sintam e sejam reconhecidos no mercado como empresário da pesca, não apenas como produtores”, ressaltou.

 A parceria prevê ainda a criação de uma espécie de Marca Verde, que indica a importância do manejo para a conservação do recurso pesqueiro e possibilita aos moradores uma maior valorização no comercio local.  

 

Mais informações:

Assessoria de Imprensa Sebrae

(91) 31819136

(91) 31819137

(91) 31819138

(91) 31819140

Para empreendedores:

Central de Relacionamento Sebrae
0800 570 0800