Lei Geral

Santa Bárbara e Mosqueiro têm Sala do Empreendedor

Espaços visam promover a criação e o desenvolvimento de pequenos negócios dentro e fora da capital paraense

O município de Santa Bárbara e o distrito de Mosqueiro, na Região Metropolitana de Belém, agora têm oficialmente uma Sala do Empreendedor, inauguradas nos últimos dias 28 de junho e 4 de julho, respectivamente. Os espaços funcionam por meio de parceria firmada pelo Sebrae com as prefeituras municipais. No caso de Mosqueiro, as ações são realizadas com a Secretaria de Economia e da Agência Distrital de Mosqueiro, e da Junta Comercial do Pará (Jucepa).

Nos locais, serão oferecidos vários serviços aos empreendedores, como formalizações como Microempreendedor Individual (MEI), baixa de MEI, orientação em vários temas acesso a crédito, capacitações em gestão empresarial, entre outros.

De acordo com Leda Magno, gerente do Escritório Regional Metropolitano, o trabalho foi construído mediante ações de fortalecimento do território com a rede de parceiros. “Trata-se de uma atuação integrada com políticas públicas e visa levar o atendimento empresarial aos pequenos negócios do território, integrando Sebrae e Jucepa. Para que chagássemos a inauguração da Sala do Empreendedor, houve a implantação de uma metodologia, articulação, sensibilização da governança, aprovação da Lei, formação dos agentes, entre outras etapas”, disse.

Para o agente distrital de Mosqueiro, a implantação do espaço é apenas o início para alavancar o empreendedorismo local. "É um marco para nós, e principalmente, para os quem têm o sonho de montar o próprio negócio e crescer no mercado. Com a presença desse ambiente legal, a expectativa é de termos a consolidação e o desenvolvimento dos pequenos negócios com grande potencial em nosso distrito", finalizou o agente.

 

Avanços

As Salas do Empreendedor representam um avanço para a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios desses municípios, aliadas a outras ações.

Em maio deste ano, a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPE) foi sancionada e o Agente de desenvolvimento formalmente investido no cargo, sendo capacitado pelo Sebrae - exigência legal para o exercício da função em Santa Bárbara.

O próximo passo será capacitar empresários, agricultores e a comissão permanente de licitação para que as compras governamentais seja a principal ferramenta do desenvolvimento econômico local.

Em Belém, a Sala do Empreendedor de Belém deve ser inaugurada no próximo mês de agosto.

 

Serviço

Sala do Empreendedor de Mosqueiro – Agência Distrital de Mosqueiro. Rua 15 de novembro, 664- 4ª Rua – Vila. Funcionamento de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Contato (91) 989391957.

Sala do Empreendedor de Santa Bárbara. Rua Procópio Ramos, S/N. Altos do Supermercado Dois Irmãos (ao lado do Estádio Municipal). Contato (91) 999850802.