Economia

Pequenos negócios geram mais de 6 mil empregos no Pará

Análise é do Sebrae, com base em dados publicados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)

No período de janeiro a julho deste ano, as micro e pequenas empresas paraense foram responsáveis pela geração de 6,7?mil novos postos de trabalho. Somente no mês de julho, o saldo foi de 2.274 vagas, apresentando uma tendência de crescimento contínuo desde o mês de abril deste ano no estado. A análise é do Sebrae no Pará, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

De acordo com o levantamento, em julho deste ano houve um incremento de 2.129% no número de vínculos empregatícios nos nesses empreendimentos em comparação ao mesmo período do ano anterior. O resultado evidencia que esse foi o melhor julho dos últimos três anos.

Para o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Fabrizio Guaglianone, os pequenos negócios estão crescendo no estado e o mercado está cada vez mais dinâmico. “Já ultrapassamos a casa de 307 mil pequenos negócios, o que mostra que o mercado está aquecido, e, quando observamos o indicador de geração de empregos, entendemos que é um fator importante para que possamos ver a perspectiva de expansão dessas empresas, destacou.

Segundo o diretor, a expectativa para os próximos meses é de que se mantenha essa tendência positiva “com uma evolução em emprego, rentabilidade e faturamento das micro e pequenas empresas paraenses“, concluiu Guaglianone.

 

Setor

O estudo também mostra construção civil, comércio e serviços são os que maios têm absorvido mão de obra. No primeiro caso, forma aproximadamente de 1,5 mil novos postos de trabalho, seguido pelo setor de Serviços, com saldo positivo de 569 novos empregos.

A análise por município aponta Marabá como o ?que mais gerou empregos, com um total de 519 novos postos de trabalho, seguido por Belém, com 565 empregos formais, e de Barcarena, com 290 empregos gerados. O destaque é para a construção civil, como a principal geradora de vagas.

?