Mercado

Pequenos Negócios em destaque na Feira da Indústria 2017

Palestras, encontros e rodadas de negócios, seminário e competições marcam a programação preparada pelo Sebrae

O potencial dos pequenos negócios paraenses do setor industrial será mostrado na XIII edição da Feira da Indústria, que será de 03 a 06 de maio, no Hangar, em Belém. O evento é promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), com a correalização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae no Pará. 

O Sebrae preparou uma ampla programação, que inclui palestras, encontros e rodadas de negócios nacionais e uma internacional.  As rodadas nacionais vão reunir empresas dos ramos de confeitaria e panificação, reparação veicular, confecções, gemas e joias

A rodada internacional será voltada para os segmentos de alimentos e bebidas e cosméticos, sendo as empresas compradoras do Brasil, entre elas as de estados do Arco Norte (Acre, Rondônia, Amazonas, Amapá, Pará e segue até o Maranhão), e de Portugal. Eles serão realizados na Arena Sebrae, onde também haverá apresentações e exposição de produtos dos pequenos negócios ligados à indústria e um pouco sobre formulações de produtos da indústria de cosméticos, como óleos de massagens, ceras depilatórias e perfumes, além de orientações técnicas e de mercado sobre os segmentos de moda, cosméticos, alimentos e bebidas e reparação veicular, além de informações institucionais do Sebrae.

A programação inclui, ainda, diversas competições envolvendo empreendedores. Entre as disputas está a batalha de confeiteiros, cuja a seleção de três competidores do segmento de confeitaria, que mostrarão a um júri técnico e ao público da Feira as receitas elaboradas exclusivamente para o evento, foi neste mês; o Desafio em Moda, no qual os competidores selecionados serão alunos do curso de moda de duas universidades particulares do estado, que terão como prova a criação de peças com foco na sustentabilidade, utilizando resíduos da indústria de uniformes. Após a produção dos croquis, haverá um desfile na FIPA,  no dia 05, para a escolha dos alunos vencedores.

Outra competição será o inédito prêmio "Melhor Reparador Automotivo Paraense". A etapa de seleção do vencedor será uma prova prática na qual os participantes terão que fazer manutenção em veículos distribuídos em boxes, dentro do Hangar, no sábado, dia 06 de maio.

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Fabrizio Guaglianone, a programação da Feira é mais um canal de relacionamento com o cliente e oferece novas oportunidades de negócio. “O objetivo é promover a prospecção de mercados, oportunidades de negócios e parcerias, assim como o networking direto entre empresas do setor e potenciais clientes”, explica Guaglianone.

_OLHO_

 

SEMINÁRIO

A agenda de eventos promovidos pelo Sebrae inclui também palestras e o Seminário Desafio do Conhecimento, no dia 05, das 18h às 22h, que vem sendo realizado pela instituição em Belém e no interior do estado desde 2015

Serão duas palestras: “A economia criativa e os pequenos negócios” com Lidia Goldenstein, doutora em economia, referência no Brasil, sendo uma das maiores especialistas em criatividade no mundo; e “A criatividade na gestão da crise” com Eduardo Peres, mágico profissional premiado com reconhecimento internacional, que já fez apresentações em 23 estados brasileiros e em cerca de sete países.

 

PROGRAMAÇÃO

ARENA SEBRAE

Orientações técnicas e de mercado sobre os segmentos de moda, cosméticos, alimentos e bebidas e reparação veicular, além de informações institucionais do Sebrae.

 1) Cosméticos

Data: 03 de maio

Horário: 17h às 22h

Apresentação de formulações de produtos da Indústria de Cosméticos, óleos de massagens, ceras depilatórias, perfumes

 2) Alimentos e Bebidas;

Data: 04 de maio

Horário: 17h às 22h

Batalha de confeiteiros

 3) Moda

Data: 05 de maio

Horário: 17h às 22h

Apresentação de equipes de universitários da criação de peças com foco na sustentabilidade, utilizando resíduos da indústria criativa.

 4) Reparadores Veiculares.

Data: 06 de maio (sábado)

Horário:  17h às 22h

Prova prática - manutenção em veículos distribuídos em boxes.

Premiação “O melhor reparador automotivo”

 

Palestra

"Óleos e essências amazônicas para perfumes e cosméticos"

com o especialista em produtos naturais, Lauro Barata (UFOPA), na XIII Feira da Indústria do Pará - FIPA

 Data: 04 de maio

Hora: 16h às 18h

Local: Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia

Inscrições gratuitas no local

 

DESAFIO DO CRESCIMENTO 

Data: 5 de maio

Horário: 18h às 22h

 Palestras – temas

 “A economia criativa e os pequenos negócios” – Palestra com Lidia Goldenstei

A criatividade na gestão da crise” - Palestra com Eduardo Peres

 

ENCONTRO DE NEGÓCIOS

Quatro rodadas de negócios:

a) Confeitaria e Panificação

Data: 03 de maio

Horário: 18h às 22h

b) Confecções, gemas e joias

Data: 04 de maio

Horário: 18h às 22h

c) Reparação veicular

Data: 05 de maio

Horário: 18h às 22h 

d) Rodada internacional de alimentos e bebidas / cosméticos

Data: 06 de maio

Horário: 18h às 22h

 

 Mais informações:

Comunicação e Marketing do Sebrae no Pará

(91) 3181 9136

(91) 3181 9137

(91) 3181 9137

umc@pa.sebrae.com.br