Desafios do Crescimento

Marketing digital é tema de seminário no Festival de Negócios

​Estratégia é fundamental para marcar presença e garantir sucesso de vendas aos pequenos negócios no ambiente digital

Empreender no mundo digital tem suas características. Para debater o assunto, foi promovido nessa sexta-feira (27) o Seminário Desafios do Crescimento, no Festival de Negócios, evento que o Sebrae realiza até o próximo domingo (29), em sua sede, em Belém.

Duas palestras fizeram parte da programação do Seminário, ministradas por Maikon Richardson, especialista em marketing digital e inbound, e Renato Cortez, que é professor universitário, pós-graduando em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestrando em gestão pela Universidade Lusófona e Tecnologias Lisboa/Portugal.

Eles conversaram com os participantes sobre marketing digital, focando em como o investimento nesse campo pode ajudar os empreendedores a melhorar suas vendas no ambiente virtual, levando em consideração que é uma área que vem crescendo nos últimos anos: até 2016, havia cerca de 40 lojas digitais em Belém, número muito superior ao ano anterior, quando eram apenas nove, o que apresenta um crescimento de 344%.

De acordo com Maikon, o empresário precisa seguir uma metodologia adequada ao seu negócio, com uma estratégia de marketing digital sólida para alcançar bons resultados. “Uma metodologia focada em vendas, uma vez que muitos começam a investir em mídias sociais e não sabem o porquê de estarem, de mensurarem e nem se deveriam estar usando um determinado canal virtual”, explicou.

Segundo o especialista, “dentro de todo esse universo de aplicativos, sites e do e-commerce é importante o empreendedor utilizar uma metodologia que seja aplicada ao que realmente interesse, que realmente gere resultado, economizando dinheiro, investindo apenas no que vai trazer novos clientes à empresa e, principalmente, que guie o cliente até à compra efetiva”.

 A publicitária Marianne Villegas, que voltou há pouco tempo à capital paraense após fazer um mestrado em São Paulo, está montando uma empresa de planejamento estratégico em marketing digital. "Com uma ideia na cabeça e a necessidade de ganhar dinheiro em algo que eu gosto, procurei recentemente a ajuda do Sebrae para saber como abrir uma empresa voltada para a minha área”, destacou.

“Montei um plano de negócio e venho me atualizando sobre o mercado, para atuar no processo de planejamento estratégico para quem quer criar um site, uma loja virtual, ou aplicativos de forma responsiva, dando ênfase ao monitoramento, ao engajamento, enfim, aos bastidores de uma rede, filtrando de forma mais eficiente os potenciais clientes e aumentando as possibilidades de vendas", frisou.

Festival

Neste sábado, a programação do Festival de Negócios inclui, cursos, palestras, consultorias e orientação para acesso a crédito e mais uma edição do Seminário Desafios do Crescimento, com o tema ‘Inovar para alcançar resultados’, como Valdir pipoqueiro.

Confira a programação completa. Acesse aqui!

Mais informações:

Assessoria de Imprensa Sebrae

(91) 31819136

(91) 31819137

(91) 31819138

(91) 31819140

Para empreendedores:

Central de Relacionamento Sebrae
0800 570 0800