Mercado

Balcão de Negócios é oportunidade para empreendedores

Evento teve palestra com fundador do China in Box, Robinson Shiba, que falou de sua experiência como empresário de sucesso

O fundador da China in Box e um dos investidores e jurados do reality "Shark Tank Brasil – Negociando com Tubarões”, Robinson Shiba, esteve no município de Ananindeua para conversar com os empreendedores e contar um pouco de sua trajetória de sucesso. A palestra do empresário foi realizada no seminário Desafios do Crescimento, durante a 2ª edição do Balcão de Negócios do Sebrae no Pará, Redes/Fiepa e o Conselho da Mulher Empresária (CME) da Associação de Empresarial de Ananindeua (ACIA), na última quarta-feira (06) na sede da Universidade da Amazônia (Unama).

Considerada a maior rede de Fast Food Chinês da América Latina, com mais de 160 lojas franqueadas, presente em mais de 70 cidades brasileiras, distribuídas em 22 estados, a China in Box de Shiba foi resultado de uma experiência vivida nos EUA. Após observar, pesquisar e conhecer o mercado, ele decidiu montar o empreendimento. “Eu percebia que os americanos comiam muita comida chinesa, que era entregue numa caixinha, e no Brasil nós só tínhamos o costume de fazer pedido de entrega de pizza. Aí, pensei: será que o brasileiro vai gostar de pedir comida chinesa em casa? E foi assim que tudo surgiu”, contou Shiba.

Para Shiba, o empreendedorismo está muito ligado à persistência. “Uma das principais e mais importantes características é a determinação, para não desistir. É trabalhar duro, sempre com honestidade e ética”, disse o empresário que ainda falou da satisfação de ter seu trabalho reconhecido.  “Fico feliz em poder compartilhar a minha experiência e inspirar outras pessoas a empreenderem e a gerarem oportunidades de empregos, isso me deixa muito entusiasmado”, finalizou. 

“Hoje, a sociedade quer inovação. Ninguém mais quer comprar o mesmo pão, a mesma carne, o cliente quer uma apresentação diferente, uma embalagem diferente, um serviço diferente e é isso que vai fazer os pequenos negócios permanecerem cada vez mais no mercado”, destacou o diretor administrativo e financeiro do Sebrae no Pará, André Pontes.

 

Balcão de Negócios

O Balcão de Negócios contou com palestras, consultorias e trocas de experiências - exposição de casos de sucessos empresariais. O objetivo foi oferecer capacitação e contatos para a geração de negócios com as grandes indústrias instaladas no estado. Além disso, o evento também há a intenção de levar orientação sobre contabilidade empresarial, registro de marcas e patentes, empreendedorismo sustentável e legalização de negócios.

“Abrimos esse espaço para que o empresário local perceba onde estão as oportunidades de crescimento no mercado, queremos mostrar que a crise é, na verdade, uma chance de inovar e conquistar clientes”, disse Ivelane Neves, vice-presidente da ACIA e presidente do Conselho da Mulher Em.

Foi a segunda edição do evento em 2017, na Região Metropolitana. Em março, cerca de 300 pessoas compareceram à primeira edição. “O Balcão de Negócios nasceu da vontade de reunir em um só espaço toda uma rede de apoio necessária para atender o empresário local de maneira eficiente e gerando um aperfeiçoamento duradouro”, afirmou Júnior Lopes, Coordenador de Projetos e Conteúdo da Redes/Fiepa.